Postado em 25 de Abril de 2018 às 10h44

Governador lança em Chapecó campanha educativa

Cleiton Fossá Texto: Rafael Vieira de Araújo / Foto: Jaqueline Noceti – Assessoria de Comunicação Governo do Estado Chapecó – Para motivar toda a sociedade a tomar atitudes positivas que visem o...

Texto: Rafael Vieira de Araújo / Foto: Jaqueline Noceti – Assessoria de Comunicação Governo do Estado

Chapecó – Para motivar toda a sociedade a tomar atitudes positivas que visem o bem-estar coletivo é que a campanha “Jeito Catarinense – Jeito certo de fazer as coisas” foi lançada na tarde desta segunda-feira, 24, em Chapecó, com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira e do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. A campanha foi criada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

“Por meio das nossas crianças podemos formar bons adultos e sempre com bons costumes. Temos que dar essa condição de ensinar e de fazer da maneira mais correta, exercendo a cidadania como ela deve ser”, disse o governador.

Cartão vermelho

Estarão envolvidos quase 120 mil alunos de 6 a 12 anos das 892 escolas da rede estadual de ensino. Cada um vai receber cartões vermelhos e verdes que serão usados para demonstrar indignação com ações negativas ou o reconhecimento para as ações positivas, indicando o jeito certo de fazer as coisas.

Também serão distribuídas 10 mil cartilhas às escolas, com um conteúdo que foi analisado e aprovado por pedagogos e educadores catarinenses, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. No documento são apresentados alguns exemplos do jeito correto de tratar as pessoas, de tratar a natureza, de andar no trânsito e de cuidar da saúde.

“Precisamos buscar o espírito público coletivo de convívio social e para isso entender que a gente tem o certo e errado para as coisas. As crianças nos ajudam no sentido de reconhecer o certo, com o cartão verde, com elogios e parabéns, e constranger o errado, porque ninguém quer ser apontado”, contou o presidente da Acaert, Marcello Corrêa Petrelli.

Origem da campanha

A inspiração da campanha veio de uma iniciativa da Prefeitura de Bogotá, na Colômbia, que conseguiu reverter com essa e outras ações o índice de violência e desequilíbrio social, tornando-se hoje referência para o mundo. A Acaert escolheu lançar em Chapecó por causa dessa ligação com o povo colombiano a partir da tragédia com o voo do time de futebol da Chapecoense.

Para o secretário de Estado da Educação, o projeto ajuda a desenvolver a cidadania da criança, dos estudantes e a desenvolver uma sociedade mais justa e mais solidária.

Veja também

Governo Caramori é derrotado em votação22/04/14 Chapecó - O governo Caramori sofreu um revés nesta terça-feira (22) durante a sessão da Câmara de Vereadores de Chapecó. Três recursos apresentados pelo vereador Cleiton Fossá, contra arquivamento de três projetos de sua autoria, foram votados e aprovados por maioria de votos. Enquanto os sete vereadores de oposição estavam presentes na sessão e votaram a favor dos recursos, apenas seis vereadores da base governista......
Dia do Consumidor: conheça os seus direitos15/03/18 Chapecó – O Dia dos Direitos do Consumidor é uma data mundial comemorada, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Inspirada em um discurso do presidente dos EUA, John Kennedy, em 1962, diz que consumidor tem direito à......

Voltar para NOTÍCIAS