Postado em 21 de Abril de 2020 às 09h19

HIV e COVID-19: Tudo o que você precisa saber!

Cleiton Fossá        Nos encontramos em um cenário, em que todos, sem distinção nenhuma, podemos estar sujeitos ao novo coronavírus.        É neste momento que...

       Nos encontramos em um cenário, em que todos, sem distinção nenhuma, podemos estar sujeitos ao novo coronavírus.

       É neste momento que devemos compreender que somos todos iguais e deixar qualquer e todo preconceito, discriminação e estigma de lado.

       Precisamos nos unir e, principalmente, apoiar e ter empatia uns aos outros.

      Neste contexto, as experiências com a epidemia de HIV, por exemplo, podem ser aplicadas no combate à Covid-19. Uma das resoluções mais importantes à epidemia de HIV é a de ouvir e aprender com as pessoas mais afetadas.

      Ou seja, toda população e, principalmente, os governantes devem priorizar o respeito aos direitos humanos e a dignidade das pessoas afetadas pela doença.

      Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids - UNAIDS, não há indicativos concretos que as pessoas com HIV correm mais risco de contrair a Covid-19.

      Mas, como são muitos adultos e idosos que lidam com a doença e possuem problemas cardíacos ou pulmonares, assim podem estar em quadro mais vulnerável

      É preciso tomar todas as medidas preventivas recomendadas para minimizar a exposição e prevenir à infecção. A UNAIDS, também recomenda a procura pelos seus profissionais de saúde para garantir que eles tenham estoque adequados de medicamentos essenciais.

      Outro fator que afeta as pessoas que vivem com HIV. Um estudo da UNAIDS mostrou que algumas pessoas estão começando a enfrentar desafios em relação ao recebimento de medicamentos antirretrovirais. Outra questão é que 15 milhões de pessoas que vivem com HIV não tem acesso à terapia antirretroviral, o que pode comprometer seu sistema imunológico.

       Para solucionar estes problemas a UNAIDS recomenda aos òrgãos governamentais e voluntários:

  • Realizar pesquisas que constatam a necessidade de informações, medicamentos disponíveis e capacidade de acesso a redes serviços de apoio.
  • Descobrir se a dispensação ampliada (para vários meses) de terapia antirretroviral está sendo totalmente implementada e, se não, ajudar a identificar soluções e alternativas sobre como implementá-la.
  • Avaliar a possibilidade de interrupção do serviço de HIV e desenvolver planos de acesso a esses serviços. 

       Além disso, a organização também salienta a importância de garantir a disponibilidade de preservativos, da redução de danos, da profilaxia pré exposição e da testagem de HIV, entre outros materiais de prevenção combinada.

       Infelizmente as desigualdades sociais são presentes no mundo e no país. No entanto, os serviços de auxílio da Covid-19 devem atender todas as pessoas vulneráveis e também aquelas são deixadas às margens da marginalidade. Para isso, precisam ser gratuitos e eficientes.

      Se precisar de auxílio para ter acesso aos medicamentos, não hesite em nos contatar. Pode acessar nosso site, cleitonfossa.com.br/gabinetevirtual, ou nos chamar no WhatsApp ou pelas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Fossá alerta sobre problemas em licitação da iluminação pública16/05/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá analisou o processo licitatório para troca das lâmpadas de iluminação pública em Chapecó, um contrato de quase R$ 10 milhões. Ele constatou cláusulas que restringem a livre concorrência, ou seja, pode haver direcionamento no processo. O certame ocorre nesta segunda-feira, dia 16. Se não houver cancelamento da licitação, Fossá afirma que a vencedora será a empresa Sadenco, de......
Fossá apresenta seus projetos para 2019 12/02/19 Nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó constituiu a nova mesa diretora, eleita em 2018, e deu início as sessões ordinárias. A partir desta semana, 21 vereadores retomam suas atividades por meio......
Bancada de oposição recorre ao MP/SC16/01/14 Chapecó - Diante da polêmica em Chapecó sobre a mudança na cobrança da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), que gerou acréscimos que atingiram até 1.000% em alguns casos, a bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Chapecó, composta pelos vereadores Nacir......

Voltar para NOTÍCIAS