A partir desta terça-feira, 7, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, em 2019, podem se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano.
O cadastro do Sisu é gratuito, e o período de inscrições é bastante curto, o prazo vai até até as 23h59 do dia 10 de julho (sexta-feira). Já os resultados serão divulgados na terça-feira, 14 de julho.
A grande novidade deste ano, para os Sisu, são as inscrições que vão além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD).
Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), a edição deste ano, oferece mais de 51 mil vagas, em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Para se inscrever:
Basta acessar o site do Ministério da Educação (MEC), na tela “Minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes.
No momento da primeira escolha, é preciso clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. Depois, pode ser pesquisado a vaga, por nome do município, instituição ou curso. Na sequência, será preciso clicar em “Escolher este curso” para continuar.
No segundo momento, o estudante deverá indicar se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições.
No daso de universidades e institutos federais, os alunos de escola pública serão divididos em grupo e subgrupo, conforme a renda familiar e raça. Basta clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar.
Confira todas as datas do Sisu
- Inscrições: 7 de julho até 23h59 de 10 de julho
- Resultados: 14 de julho
- Matrícula: 16 a 21 de julho
- Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 14 a 21 de julho Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 24 de julho.
>>> Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.
Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá