Licitações na Justiça se tornaram rotina em Chapecó
Chapecó - O recente caso da decisão liminar que decretou a indisponibilidade de bens do prefeito Luciano Buligon e mais três pessoas é somente mais exemplo de licitações em Chapecó que foram parar nos tribunais, todas por indícios de direcionamento. O vereador Cleiton Fossá subiu à tribuna da Câmara e lembrou diversos casos ocorridos nos últimos anos, desde 2013, quando ele assumiu como vereador.
Ainda em 2013, houve o caso da Efapi, quando os bens do prefeito da época, José Caramori, e do coordenador da Feira, Américo do Nascimento Júnior, foram bloqueados, após suspeita de direcionamento do processo licitatório para a contratação dos shows do evento. Já a licitação do Transporte Coletivo foi lançada e revogada três vezes, a última em 2015, também por indícios de direcionamento.
Os editais de licitação para contratação de uma empresa para gerenciar a merenda escolar na rede de ensino e para a troca das lâmpadas de iluminação pública foram revogados em 2017, ambos também por suspeita de direcionamento, sendo a primeira uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) e a segunda uma denúncia do vereador Cleiton Fossá, realizada em maio de 2016 na Câmara.
Ele lembra da Operação Manobra de Osler, que apurou desvios de recursos públicos, por dispensa de licitação, da Secretaria de Saúde de Chapecó. Em primeira instância, na Justiça Federal, já houve a condenação da ex-secretária de Saúde, Cleidenara Weirich, e outras duas pessoas. O caso passou a ser investigado pelo MPF após um requerimento de Fossá, pedindo informações, ser rejeitado na Câmara.
O vereador ressalta ainda a Operação Patrola, que desarticulou quadrilha que agia em cidades catarinenses com pagamento de propina, superfaturamento e fraudes em licitações para compra de máquinas pesadas, inclusive em Chapecó. E agora houve o caso das estátuas de bronze, também denunciadas por Fossá ao Ministério Público, por irregularidades constatadas no decreto de dispensa de licitação.
Compartilhe!
Veja também
Voz do Interior: acesso aos direitos básicos é precário!30/Mai/201830/05/18há 7 anos Quarta-feira, 30 de Maio de 201830/05/2018Chapecó – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ressaltou que 80% de toda a comida do mundo é produzida por meio da agricultura familiar. A Rosane Coser é uma entre as 6.970 mulheres que moram no interior, Linha Rodeio Bonito. A empreendedora e agricultora, ressalta que todas as empresas que desejam trabalhar com......
Reunião debate assistência técnica para obras residenciais12/Jun/201812/06/18há 7 anos Terça-feira, 12 de Junho de 201812/06/2018Chapecó – Através da Câmara de Vereadores de Chapecó, foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 12, Reunião de Trabalho que debateu a possibilidade da implementação de convênios......
Coleta de esgoto de Chapecó: saiba como funciona e o que deve melhorar02/Jul/201802/07/18há 7 anos Segunda-feira, 02 de Julho de 201802/07/2018Chapecó – No dia 5 de janeiro de 2007 foi editada a Lei Federal 11.445/2007, que trata do saneamento básico no País, com uma série de novidades e exigências a todos estados e municípios. A......