Postado em 25 de Março de 2020 às 17h09

Na linha de frente contra o Coronavírus

Cleiton Fossá | Vereador        A campanha de conscientização sobre a importância de permanecer em casa para evitar a proliferação do vírus do novo coronavírus têm levado...

       A campanha de conscientização sobre a importância de permanecer em casa para evitar a proliferação do vírus do novo coronavírus têm levado a população a se isolar. Escolas vazias, ruas desertas, estabelecimentos comerciais fechados é o cenário que se apresenta na maioria das cidades brasileiras.

       O momento é de cuidado e atenção redobrada. A prioridade é permanecer em casa, cumprindo o isolamento recomendado pelas autoridades, mas que nem sempre isso é possível. Há ocasiões que é necessário sair para comprar alimentos e itens básicos do cotidiano, ir à farmácia, ou até mesmo, trabalhar.

       A popular expressão: “Home Office”, em tradução literal "Escritório em casa", se aplica a quem pode e continua trabalhando mesmo distante do espaço físico do seu trabalho. Já quem não tem essa liberdade, ou possibilidade, precisa sair de casa e ir à luta. Deixar para trás quem ama e seguir em frente, pensando nos milhões de pessoas que estão em quarentena.

       Profissionais como: Atendentes de farmácias e postos de gasolina; Bombeiros, SAMU, Defesa Civil e ambulâncias; Caminhoneiros e Mecânicos; Enfermeiros, Técnicos em enfermagem e Agentes de saúde; Entregadores de água e gás; Garis; Médicos; Motoboys; Trabalhadores da limpeza das UBS, UPAs, hospitais e cozinheiros nos hospitais; Policiais Militares, Civis e Agentes Penitenciários; Trabalhadores de agroindústria e supermercado; são exemplos de trabalhadores e trabalhadoras que não tem o privilégio de permanecer protegidos em suas casas.

       É nessas horas, de preocupação coletiva, que a profissão escolhida não dá margem a recusas. É preciso trabalhar, fazer a roda girar e dar continuidade ao fluxo, não do modo que era realizado a duas semanas atrás, mas do jeito que está sendo possível e tem muito contribuído para o afastamento de muitas pessoas das ruas e para a contenção da proliferação do vírus.

       É preciso ir ao trabalho, mesmo em uma pandemia. Mais do que isso: é necessário seguir em frente, de cabeça erguida, pensando no coletivo. E pautados por esse pensamento, eles têm feito isso.

       Os profissionais de saúde, por exemplo, são os trabalhadores que mais estão expostos ao vírus e correm os maiores riscos para conter a pandemia. Profissionais que ao optar por atuar na área da saúde, tinham noção e conhecimento da desafiadora jornada pela frente. São heróis, seres humanos que mesmo com todas as suas angústias e limitações, estão realizando um trabalho de relevância inestimável. Uma atuação bonita, séria, respeitosa e de empatia.

       A todos esses trabalhadores e trabalhadoras, que estão nas ruas, nessa intensa jornada de coronavírus, o sentimento a ser expressado é de respeito, orgulho e gratidão. Aos que estão em casa, a orientação é: permaneça em casa. 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Cleiton Fossá avalia três anos de mandato16/12/15 Chapecó - Encerrando o ano de 2015, Cleiton Fossá completa três anos como vereador de Chapecó. Neste período, Fossá promoveu debates em áreas que impactam diretamente nas vidas dos cidadãos chapecoenses, buscando resolver problemas cotidianos e planejando o município para os próximos anos, além de cumprir o papel constitucional de fiscalizar. Temas como saúde, educação, segurança pública, inovação tecnológica, ética......
Resumo da semana: medidas de enfrentamento ao coronavírus21/03/20        De acordo com o Ministério da Saúde, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em......
Fossá tem proposições para o transporte coletivo aprovadas27/04/16 Chapecó - Os vereadores de Chapecó aprovaram moção de apelo de autoria do vereador Cleiton Fossá para que a administração municipal observe no novo edital de licitação do transporte coletivo, que está em fase de elaboração, alguns itens. Conforme o autor da......

Voltar para NOTÍCIAS