Chapecó – Educação pública de qualidade é dever do governo. Enquanto deputado estadual vou cobrar isso. E a primeira medida é garantir a valorização salarial dos professores e todos os servidores da área, além da realização de concurso público para novas contratações. E mais, é preciso avançar e buscar melhorias nas infraestruturas das escolas estaduais, bem como, a modernização dos equipamentos de ensino, especialmente com a evolução tecnológica. O orçamento público estadual tem que prever tudo isso, afinal acredito que educação não é gasto, mas sim investimento em um futuro melhor.
Outras medidas necessárias que defendo é a ampliação da quantidade de turmas na educação infantil, considerando o crescimento populacional; a divulgação das listas de espera para que os pais possam acompanhar a situação; ampliação da quantidade de educadores; melhorias nas estruturas físicas, proporcionando maior segurança às crianças e adolescentes; e oferta de turno alternativo. A educação profissionalizante, como o Cedup, também precisa ser incentivada, sendo importante ferramenta de qualificação profissional, com foco em proporcionar aos cidadãos emprego e renda.
No campo pedagógico, precisamos criar estratégias para minimizar a evasão escolar do ensino médio, que aumentou nos últimos anos, e buscar a adequação da quantidade vagas no ensino fundamental, que também está acima do ideal. Ainda, como ação prática, assumo o compromisso de buscar políticas públicas de acesso ao ensino superior, como bolsas de estudos e outros projetos. Educação pública de qualidade e com incentivo é dever dos agentes públicos. E o deputado estadual precisa estar conectado às necessidades da população, por isso, assumo aqui estes compromissos.
Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá