Postado em 09 de Abril de 2020 às 11h26

Passo a passo para fazer sua máscara de proteção em casa

Cleiton Fossá | Vereador        De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor forma de prevenir o contágio da Covid-19 é o isolamento social, lavar as mãos com...

       De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor forma de prevenir o contágio da Covid-19 é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos. No entanto, o uso de máscaras faciais também pode impedir a propagação de gotículas respiratórias que podem conter o vírus.

      Na falta de máscaras profissionais e farmacêuticas, você mesmo pode fazer a sua caseira para se proteger. Para isso, você pode utilizar dois pedaços de tecido de algodão ou uma camiseta velha.

       Para fazer a máscara com os pedaços de tecido de algodão você precisa de: dois retângulos de tecido de algodão de 25 cm por 15 cm; duas tiras elásticas (podem ser elásticos para prender cabelo, gominhas ou tiras de tecido), agulha e linha, tesoura, régua e lápis. E seguir os seguintes passos:

  • Recorte os dois retângulos de tecido de algodão que pode ser de um lençol ou um pano acolchoado.
  • Faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos.
  • Depois de costurar as bainhas com uma linha, introduza os elásticos nas bainhas mais largas. Serão as tiras que você usará para sujeitar a máscara nas suas orelhas. Após introduzir os elásticos, amarre os extremos.
  • Puxe suavemente as tiras elásticas até que os nós fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.


       Se você não tem muita facilidade para costurar, confeccionar sua máscara com uma camiseta velha pode ser mais prático. Entenda como fazer:

  • Corte a parte inferior da camiseta, com uma largura de 17 a 20 cm.
  • Desse pedaço de camiseta, recorte um retângulo de 15 a 17 cm;
  • Faça um corte na metade das extremidades que restaram após recortar o retângulo.
  • Amarre as bordas inferiores no pescoço e as superiores na cabeça, de modo que a máscara se ajuste ao seu rosto. Faça um laço ou nó com as tiras.


       É importante que para proteger o suficiente, a máscara tenha pelo menos duas camadas, se ajuste com facilidade no rosto e deve cobrir do queixo até o nariz. Também não pode dificultar a respiração.

      É necessário que para retirar e colocar a máscara você esteja com as mãos higienizadas. Além disso, é necessário desinfetá-la e para você tem duas opções: lavar na máquina de lavar com sabão ou deixa-lá de molho por cerca de 20 minutos em água e sabão ou água sanitária.

       O uso deve ser individual, contudo sua utilização não é recomendada a crianças menores de dois anos e pessoas com dificuldades para respirar e as que não conseguem tirar a máscara sozinhas.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá





  • Cleiton Fossá | Vereador -

Veja também

Cleiton Fossá pede melhorias nas estradas do interior27/06/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá apresentou pedido à administração municipal para que providencie melhorias em diversas estradas em comunidades do interior de Chapecó. Na região do distrito de Marechal Bormann, Fossá aponta que as ligações com as linhas Bom Retiro, Serraria Reato, Barra da Chalana, Gamelão e São José do Capinzal estão precárias. Os problemas são parecidos nas linhas Cachoeira, Almeida e Beira Rio,......
Emendas destinam R$ 4 milhões para área da saúde12/11/18 Chapecó – A Lei Orçamentária Anual (LOA) de Chapecó para 2019 prevê um orçamento de R$ 1.032 bilhão, sendo que o projeto está tramitando na Câmara de Vereadores. A área da Saúde......

Voltar para NOTÍCIAS