Chapecó - O projeto 68/15 que institui o programa municipal de Parcerias Público-Privadas em Chapecó vai à votação na Câmara de Vereadores. Sobre o assunto, é necessária algumas considerações sobre a proposta. Primeiro, na forma como está tramitando o projeto, ele autoriza a administração municipal a realizar concessões quando achar conveniente, sem nenhuma espécie de controle social, ou seja, sem passar por discussão e autorização da Câmara de Vereadores de Chapecó, como ocorre hoje. Se aprovada a proposta original, a prefeitura ganhará um 'cheque em branco', podendo terceirizar qualquer serviço público, inclusive, os essenciais à sociedade. O 68/15 não prevê parâmetros de controle social, nem limita os serviços públicos que podem ser repassados à iniciativa privada. Outro ponto perigoso do projeto é o artigo que cria um Conselho Gestor, formado pelo secretário de Coordenação de Governo e Gestão, pelo secretário de Fazenda e pelo contador-geral do município. Deste modo, a administração municipal terá todo o poder para definir as parcerias público-privadas a serem firmadas, sem discussão com a sociedade civil e sem aprovação da Câmara de Vereadores. É preciso lembrar que em Chapecó já existem exemplos de concessão de serviços públicos, como o transporte coletivo e a coleta de resíduos sólidos (lixo). Mesmo assim, isso não garantiu que esses serviços fossem prestados de forma satisfatória e com tarifas e taxas justas aos cidadãos. A Parcerias Público-Privadas de Chapecó, se aprovada, permitirá que o aeroporto, a rodoviária, o Centro de Eventos, a Arena Condá, Efapi, entre outros, possam ter seus serviços terceirizados. Isso abre a possibilidade de ser criada ou aumentada as tarifas dos serviços. E mais, o projeto estabelece garantias às empresas, com a criação do fundo garantidor. Neste caso, a prefeitura colocaria imóveis do município ou de suas entidades como patrimônio do Fundo caso as empresas tenham prejuízo! Entendo que as PPPs seriam boas iniciativas para buscar desenvolver regiões do município carentes de serviços e estruturas públicas, e não para repassar à iniciativa privada o que já está consolidado ou funcionando. Do jeito em que o 68/15 foi construído, fica evidente que visa meramente entregar o patrimônio de Chapecó a algumas pessoas ou empresas. O serviço prestado não vai melhorar e é grande a chance das tarifas serem elevadas. Esse projeto é um grande perigo.
Compartilhe!
Veja também
Fossá sugere melhorias no estacionamento rotativo25/Jun/201425/06/14há 10 anos Quarta-feira, 25 de Junho de 201425/06/2014Chapecó - O diretor da empresa Caiuá, concessionária do serviço do estacionamento rotativo de Chapecó, Hélio Mizubutti, e o consultor técnico Luiz Motta participaram da sessão da Câmara na tarde desta quarta-feira (25). Em sua manifestação, o vereador Cleiton Fossá se posicionou no sentido de que a licitação não garantiu a rotatividade do estacionamento na zona central. 'Espero que o Plano de Mobilidade Urbana......
Multas no trânsito em Chapecó podem ser revistas29/Nov/201429/11/14há 9 anos Sábado, 29 de Novembro de 201429/11/2014Chapecó - Após as constantes cobranças em relação às lombadas eletrônicas, o vereador Cleiton Fossá foi informado, na sessão de sexta-feira (28) da Câmara, pelo colega vereador Valmor Scolari - que falava em nome do governo - de que a prefeitura de Chapecó......
Fossá questiona edital do Transporte Coletivo10/Dez/201510/12/15há 8 anos Quinta-feira, 10 de Dezembro de 201510/12/2015Chapecó - O vereador Cleiton Fossá ironizou a 'celeridade repentina'da prefeitura de Chapecó em lançar o edital de licitação do Transporte Coletivo. 'Não havia nenhuma pressa, mas, de repente, o Edital foi emitido justamente dias antes do envio à......