Postado em 02 de Junho de 2020 às 16h09

Preocupado com a aglomeração nos postos de Saúde, Fossá questiona a Prefeitura de Chapecó sobre as medidas preventivas adotadas

Cleiton Fossá Relatos fortes chegaram até Cleiton Fossá sobre a aglomeração de pessoas na Unidade de Saúde, CSF Alta Floresta, na região do bairro Efapi. Segundo os moradores, uma quantidade...

Relatos fortes chegaram até Cleiton Fossá sobre a aglomeração de pessoas na Unidade de Saúde, CSF Alta Floresta, na região do bairro Efapi.

Segundo os moradores, uma quantidade expressiva de pacientes alguns inclusive idosos, integrantes do grupo de risco, passaram a manhã desta segunda-feira,1, aglomerados na Unidade de Saúde aguardando pelos testes de Covid-19, sem qualquer isolamento ou separação.

Em vista da situação enfrentada, Fossá, protocolou o Requerimento 15/2020, solicitando esclarecimentos a Secretaria Municipal de Saúde, sobre o protocolo, ou orientações para atendimentos de pacientes suspeitos de infecção por Covid-19, realizados nos ambulatórios de campanha e demais espaços de saúde.

Fossá, questiona também, sobre a existência de fiscalização sobre eventuais aglomerações que possam acontecer nas unidades. A exemplo desta situação já citada.

Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde CSF Alta Floresta, os testes deveriam chegar na Unidade logo no início da manhã, para evitar justamente a aglomeração de pessoas. Contudo, eles chegaram por volta das 10h00min da manhã. Essa situação atrasou a realização de exames e contribuiu para a aglomeração.

Mesmo com essa resposta, Fossá avalia que é nesse descuido que reside o perigo. Em vista do alto índice de proliferação e infecção da doença.

“Me preocupo muito com o trabalhador e trabalhadora que já está sofrendo a pressão da possibilidade de estar infectado e vai até uma Unidade de Saúde e é tratado com descaso.”
, salienta.

O vereador completa a sua fala, apontando que, se confirmados os relatos dos cidadãos, isso configura-se como uma enorme irresponsabilidade por parte da administração municipal de expor pessoas e deixá-las suscetíveis ao vírus.

“Aos pacientes que testaram negativo neste momento, mas que entraram em contato com o vírus nessa possível aglomeração, como que fica? O trabalhador não pode arcar com a má gestão e organização”, conclui.

O Ministério da Saúde, orienta que a distância mínima as pessoas, deve ser de, no minimo 1,5 metros de distância. O uso de máscara é essencial, assim como do álcool 70%.

 

Fique por dentro da atuação do Vereador Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.


Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Fossá cobra melhorias no Hospital da Criança18/10/17 Chapecó - Seguindo pedido de muitos pais, o vereador Cleiton Fossá esteve na noite de terça-feira no Hospital da Criança (HC), onde novamente constatou a demora no atendimento às crianças, bem como, a falta de um local adequado para os familiares aguardarem. Na fiscalização, Fossá verificou que havia dois médicos atendendo no HC, mas que a demanda é muito superior, com crianças esperando mais de seis horas por......

Voltar para NOTÍCIAS