Chapecó – Eleito vereador em Chapecó em 2012 e reeleito em 2016, Cleiton Fossá é reconhecido pela sociedade e pela imprensa como o mais atuante do município, muito pela presença nos bairros e comunidades do interior, pela fiscalização dos atos do poder executivo e combate à corrupção, e através da apresentação de projetos e iniciativas que vão ao encontro das necessidades do povo. Formado em Direito, com especialização nas áreas Constitucional e Previdenciária, empresário e professor universitário, já mostrou que é possível fazer política de modo sério e com honestidade.
As ações de Cleiton Fossá são pautadas em três princípios: ética, respeito e inovação, através do movimento “Coragem Para Mudar”, grupo formado por pessoas que acreditam que é possível transformar, através da política, a vida das pessoas para melhor. Para isso, defende uma maior participação da população. E para incentivar o cidadão a fazer valer os seus direitos e envolvê-lo na sociedade, o vereador criou no final do ano passado o Gabinete Virtual em sua página na internet, facilitando o acesso do povo ao mandato, que pode fazer pedido ou denúncia através do celular.
Compromissos
Agora candidato a deputado estadual em Santa Catarina, Cleiton Fossá se compromete em lutar por mais transparência na gestão pública e pelo combate à corrupção e atos imorais em todo o Estado. Na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), vai lutar pela implementação de estruturas públicas que visem o desenvolvimento social e econômico, especialmente da região Oeste, norteado pelo princípio da eficiência da gestão pública: transparência, auditorias externas dos setores públicos, uso e gestão eficiente do recurso público e, principalmente, o combate à corrupção e a imoralidade pública em todas as esferas, ou seja, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Gabinete Virtual
O Gabinete Virtual foi criado na página na internet de Cleiton Fossá no fim do ano passado, Através dele, o cidadão pode pedir algo, enviar ideias, realizar queixa, baixar formulários ou acessar links úteis, entre outros serviços. O Gabinete Virtual apresenta três campos principais. O “Denuncie aqui”, um espaço para denúncias de irregularidades, pedido de melhorias e ações em sua rua ou bairro; o “Você vereador”, um local para a apresentação de uma ideia que pode se transformar em um projeto de lei; e “Requerimento de informação”, onde a pessoa pode baixar um modelo de pedido de informação, preencher e enviar o formulário diretamente para o local onde deseja.
Basta! Temos Que Mudar
Outra iniciativa inovadora de Cleiton Fossá foi o Projeto de Lei de Iniciativa Popular chamado “Basta! Temos que Mudar. Cargo Público é pra gente Competente, não Parente!”, instaurando em Chapecó regras de moralização na gestão pública. A campanha prevê três medidas: proibição de nomeação de parentes de vereadores na prefeitura; proibição de pessoas não qualificadas exercerem cargo comissionado; e proibição de vereador assumir cargo na prefeitura. O projeto visa combater e prevenir a utilização da máquina pública para benefícios pessoais de agentes políticos e acabar com as trocas de favores entre figuras públicas de poderes distintos, no caso, Executivo e Legislativo.
Projetos de Lei
Ao todo, Cleiton Fossá apresentou 41 Projetos de Lei, sendo muitos de muita importância à sociedade. O Disque Saúde, no qual a pessoa pode agendar por telefone atendimento em Unidades de Saúde, foi o primeiro dele. No processo de regularização fundiária de Chapecó, iniciativa do vereador garantiu escritura pública gratuita aos moradores com renda de até três salários-mínimos. Outros projetos visam garantir mais transparência nas filas do SUS, no que se referem aos exames, consultas e cirurgias; bem como, na lista da habitação, para acesso aos programas municipais; e por transparência nos gastos públicos, especialmente os cargos comissionados ou em função gratificada.
Outro Projeto aprovado de Cleiton Fossá é o que cria o Programa e-Cidadania. A iniciativa estimula e possibilita maior participação dos cidadãos, por meio da tecnologia da informação e comunicação, nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Poder Legislativo, através da página da Câmara de Vereadores. Já o Projeto que institui o IPTU Verde, tem o objetivo de conceder benefício tributário ao contribuinte que adote medidas que melhorem, preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, ou seja, proporciona aos cidadãos a redução do valor do IPTU ao proprietário do imóvel que adotar medidas ecologicamente sustentável, previstas na lei.
Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá