Postado em 24 de Abril de 2018 às 18h02

Segurança Pública: um bem dos cidadãos

Cleiton Fossá Chapecó – Na estrutura da Segurança Pública de Santa Catarina estão as cinco instituições que garantem aos cidadãos os seus direitos e o cumprimento de deveres, são...

Chapecó – Na estrutura da Segurança Pública de Santa Catarina estão as cinco instituições que garantem aos cidadãos os seus direitos e o cumprimento de deveres, são elas: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Como apoio para o cumprimento dos objetivos, programas como Proerd, Polícia Comunitária, Projeto Golfinho, Bombeiro Mirim, Bombeiro Juvenil, Brigada Comunitária, Bem-Te-Vi, Bem-Te-Vi Online, Informações de Segurança para Turistas.

Quando pensamos em segurança pública geralmente pensamos na polícia. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é de um policial para cada 450 habitantes. Em Chapecó há um policial, em média para cada 778 habitantes. Logo, a Polícia Militar realiza um bom trabalho com a estrutura que tem a sua disposição. O problema de Segurança Pública está para além do trabalho que as polícias e as instituições desenvolvem. A segurança pública parte de uma estratégia política que envolve os setores de educação também.

Por exemplo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), no ano de 2017 foram registrados 144 casos a mais de estelionato em relação ao ano anterior. Entre janeiro e fevereiro deste ano foram registrados 83 golpes. Os criminosos geralmente escolhem os idosos para ser o público-alvo em Chapecó. A prática do estelionato mais conhecida no município é o “Golpe do bilhete”.

O vereador Cleiton Fossá apresentou um Projeto de Lei que visa melhorar a segurança nas agências bancárias públicas e privadas de Chapecó. Desse modo, a proposta é contratar a vigilância armada para trabalhar enquanto as agências estiverem funcionando, inclusive nos finais de semana. Essa medida permitiria que os chapecoenses pudessem ficar menos vulneráveis a assaltos em horários de pouco movimento. Para tal, os agentes também precisam de estrutura e dispositivos para pedir a ajuda da polícia quando necessário.

O Projeto de Lei, além de oferecer segurança para que as pessoas não fiquem vulneráveis a furtos e roubos, ajudaria os idosos quando precisam sacar dinheiro. Os vigilantes poderiam alertar quando estranhos observam o movimento nas agências ou tentam manipular os idosos para que os mesmos não saquem quantias altas em troca de "bilhetes premiados". Logo, ajudaria a dificultar a ação dos golpistas e assim reduzir o crime de estelionato contra idosos.

O mandato do vereador Cleiton Fossá também desenvolveu outras ações. O requerimento 232/2017 que demanda para a prefeitura melhores condições de trabalho aos guardas municipais: coletes a prova de bala, porte de arma. Por conseguinte, a prefeitura renovou o convênio com a Polícia Federal, adquiriu coletes e renovou estoque de sprays. Também no ano passado, uma moção foi realizada para que fosse procedido o chamamento dos que haviam passado em concurso público da polícia civil, de agente penitenciário e polícia militar.

Desde 2013, especialmente na Comissão de Segurança Pública da Câmara, o mandato defendeu medidas alternativas para não sobrecarregar o efetivo por conta do deslocamento de policiais em época de veraneio no Estado de Santa Catarina; bem como sobre o anúncio da transferência de 800 presos para o Sistema Carcerário chapecoense, no ano de 2013. Logo, em 2018 foi solicitado maior patrulhamento da Polícia Militar e aumento do efetivo.

A Segurança Pública está relacionada a criação e principalmente aprovação de propostas que contribuam para diminuir os riscos que a população está exposta. Os policiais e agentes públicos realizam o seu trabalho, mas é difícil diminuir os números da criminalidade se não houver estratégias políticas que colaborem com o serviço desses profissionais, além do que, é necessário a valorização das pessoas.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Crédito das fotos: Tribuna do Norte, Ronda JC, Corpo de Bombeiros, Rádio Som do Céu, Blog Eu Vou Passar, Notícias Concursos

Veja também

Projeto de Lei propõe levar asfalto para as estradas rurais de Chapecó04/05/20 O vereador de Chapecó, Cleiton Fossá, preocupado com a população do campo, através do Projeto de Lei Ordinária (L) 25/2020, busca a criação do Programa Asfalto no Campo. O projeto tem o objetivo de proporcionar melhor infraestrutura das estradas situadas na zona rural, contribuindo ativamente para o bem estar e desenvolvimento de quem mora no campo.......
Reunião discute novos cursos no IFSC19/11/14 Chapecó - A Câmara de Vereadores de Chapecó realizou na tarde desta terça-feira (18) uma reunião de trabalho para tratara sobre a criação de novos cursos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó. A iniciativa foi do vereador Cleiton......

Voltar para NOTÍCIAS