Postado em 24 de Abril de 2018 às 18h02

Segurança Pública: um bem dos cidadãos

Cleiton Fossá Chapecó – Na estrutura da Segurança Pública de Santa Catarina estão as cinco instituições que garantem aos cidadãos os seus direitos e o cumprimento de deveres, são...

Chapecó – Na estrutura da Segurança Pública de Santa Catarina estão as cinco instituições que garantem aos cidadãos os seus direitos e o cumprimento de deveres, são elas: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Como apoio para o cumprimento dos objetivos, programas como Proerd, Polícia Comunitária, Projeto Golfinho, Bombeiro Mirim, Bombeiro Juvenil, Brigada Comunitária, Bem-Te-Vi, Bem-Te-Vi Online, Informações de Segurança para Turistas.

Quando pensamos em segurança pública geralmente pensamos na polícia. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é de um policial para cada 450 habitantes. Em Chapecó há um policial, em média para cada 778 habitantes. Logo, a Polícia Militar realiza um bom trabalho com a estrutura que tem a sua disposição. O problema de Segurança Pública está para além do trabalho que as polícias e as instituições desenvolvem. A segurança pública parte de uma estratégia política que envolve os setores de educação também.

Por exemplo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), no ano de 2017 foram registrados 144 casos a mais de estelionato em relação ao ano anterior. Entre janeiro e fevereiro deste ano foram registrados 83 golpes. Os criminosos geralmente escolhem os idosos para ser o público-alvo em Chapecó. A prática do estelionato mais conhecida no município é o “Golpe do bilhete”.

O vereador Cleiton Fossá apresentou um Projeto de Lei que visa melhorar a segurança nas agências bancárias públicas e privadas de Chapecó. Desse modo, a proposta é contratar a vigilância armada para trabalhar enquanto as agências estiverem funcionando, inclusive nos finais de semana. Essa medida permitiria que os chapecoenses pudessem ficar menos vulneráveis a assaltos em horários de pouco movimento. Para tal, os agentes também precisam de estrutura e dispositivos para pedir a ajuda da polícia quando necessário.

O Projeto de Lei, além de oferecer segurança para que as pessoas não fiquem vulneráveis a furtos e roubos, ajudaria os idosos quando precisam sacar dinheiro. Os vigilantes poderiam alertar quando estranhos observam o movimento nas agências ou tentam manipular os idosos para que os mesmos não saquem quantias altas em troca de "bilhetes premiados". Logo, ajudaria a dificultar a ação dos golpistas e assim reduzir o crime de estelionato contra idosos.

O mandato do vereador Cleiton Fossá também desenvolveu outras ações. O requerimento 232/2017 que demanda para a prefeitura melhores condições de trabalho aos guardas municipais: coletes a prova de bala, porte de arma. Por conseguinte, a prefeitura renovou o convênio com a Polícia Federal, adquiriu coletes e renovou estoque de sprays. Também no ano passado, uma moção foi realizada para que fosse procedido o chamamento dos que haviam passado em concurso público da polícia civil, de agente penitenciário e polícia militar.

Desde 2013, especialmente na Comissão de Segurança Pública da Câmara, o mandato defendeu medidas alternativas para não sobrecarregar o efetivo por conta do deslocamento de policiais em época de veraneio no Estado de Santa Catarina; bem como sobre o anúncio da transferência de 800 presos para o Sistema Carcerário chapecoense, no ano de 2013. Logo, em 2018 foi solicitado maior patrulhamento da Polícia Militar e aumento do efetivo.

A Segurança Pública está relacionada a criação e principalmente aprovação de propostas que contribuam para diminuir os riscos que a população está exposta. Os policiais e agentes públicos realizam o seu trabalho, mas é difícil diminuir os números da criminalidade se não houver estratégias políticas que colaborem com o serviço desses profissionais, além do que, é necessário a valorização das pessoas.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Crédito das fotos: Tribuna do Norte, Ronda JC, Corpo de Bombeiros, Rádio Som do Céu, Blog Eu Vou Passar, Notícias Concursos

Veja também

Fossá quer mais informações sobre o projeto 76/1510/06/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá apresentou requerimento na Câmara de Chapecó que pede, ao poder executivo, mais informações sobre o Projeto de Lei Complementar 76/15, encaminhado pela prefeitura ao legislativo. O projeto trata sobre reforma administrativa e cria a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI). A proposta criou polêmica em Chapecó, pois prevê 164 novos cargos de confiança, entre servidores......
Mariani selecionado para o prêmio Congresso em Foco18/07/18 Brasília/DF – O deputado federal Mauro Mariani, pré-candidato ao Governo do Estado pelo MDB, está entre os selecionados para o Prêmio Congresso em Foco 2018, conhecido como o “Oscar da Política Brasileira”.......
Vantagens e desvantagens do Teletrabalho16/08/20        Uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o teletrabalho foi exercido por 8,7 milhões de trabalhadores até maio de 2020.......

Voltar para NOTÍCIAS