Votação do projeto de transparência no SUS será em dezembro
Chapecó – O Projeto de Lei 072/17, de autoria do vereador Cleiton Fossá, que garante a divulgação das listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de Chapecó será votado pela Câmara somente em dezembro. A previsão era de votação em novembro, mas houve pedido de vistas. O Projeto já teve parecer favorável da Procuradoria do Poder Legislativo e da Comissão de Legislação e Justiça e aguarda por aprovação dos vereadores.
O vereador apresentou a iniciativa ainda no primeiro ano de mandato, em 2013, após visitar as Unidades de Saúde e constatar a demora e falta de informações. Depois, reapresentou o Projeto em 2014, 2015 e 2016, sempre sendo rejeitado pela base governista. Fossá explica que para preservar o direito à privacidade do paciente, a identificação será realizada por meio do cartão nacional de saúde ou pelo CPF. “Chapecó já podia contar com este serviço deste 2013. Agora é o momento certo para isso”, ressalta ele.
A diferença agora, explica Fossá, é que uma lei semelhante foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo em âmbito estadual, após Projeto de Lei do deputado estadual Antônio Aguiar ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesc). A lei estadual não inclui, necessariamente, as questões de saúde relacionadas aos municípios, por isso, a necessidade de uma lei municipal para regulamentação. “Desde que assumiu como vereador, nossa luta é por maior transparência na área da saúde em Chapecó”, diz.
Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá
Compartilhe!
Veja também
Fossá elogia atuação de promotor11/Mar/201411/03/14há 11 anos Terça-feira, 11 de Março de 201411/03/2014Chapecó - Da tribuna da Câmara, o vereador Cleiton Fossá parabenizou nesta terça-feira (11) o promotor Jackson Goldoni, da 10ª Promotoria de Justiça de Chapecó, que ajuizou Ação Civil Pública para que o município de Chapecó insira no site da prefeitura todos os valores e documentos previstos pela Lei de Acesso à Informação. Fossá ressaltou que já havia denunciado a falta de informações no Portal da Transparência,......
Chapecó receberá 400 kits de teste rápido do coronavírus03/Abr/202003/04/20há 5 anos Sexta-feira, 03 de Abril de 202003/04/2020 “Eles serão dedicados aos operadores da saúde, aqueles que estão diretamente ligados ao tratamento da Covid-19, por uma razão simples, são as pessoas que nós não podemos abrir......