Postado em 01 de Julho de 2020 às 13h07

Três anos de atraso: Obras do Centro de Saúde da Família do bairro Santo Antônio e Jardim do Lago ainda não estão finalizadas

Cleiton Fossá Iniciadas em 2016, as obras do Centro de Saúde da Família do bairro Santo Antônio e Jardim do Lago ainda não estão prontas. Mesmo com o prazo previsto para a conclusão já esgotado, o...

Iniciadas em 2016, as obras do Centro de Saúde da Família do bairro Santo Antônio e Jardim do Lago ainda não estão prontas. Mesmo com o prazo previsto para a conclusão já esgotado, o que se encontra no local, é cimento, areia e uma construção que aparenta estar distante de sua conclusão.

Conheça a situação de cada uma delas até o momento: 


Centro de Saúde da Família | Bairro Santo Antônio

A nova unidade, localizada na Rua Luiz Santa Catarina, quadra nº 2941, começou a ser construída em 2016 e tinha como teto máximo para a conclusão, o ano de 2017. Com cerca de 639,95 m² e 21 salas para realização de procedimentos, o empreendimento receberá ao todo, R$ 994.214,62 de investimentos.

Segundo a Prefeitura Municipal, três equipes de estratégia de saúde da família atenderão cerca de 14 mil pessoas no local. Mas, até a finalização da obra, os pacientes são atendidos em um outro local, em que antes era uma casa, e precisou de reformas improvisadas para a adaptação.

O presidente do Conselho Saúde do Bairro Santo Antônio, Geraldo Ribacki, que mora na região há mais de 18 anos, relata que foi uma grande notícia ao saber da construção da nova Unidade de Saúde, pois os moradores sofrem constantemente com a falta de um espaço adequado para os procedimentos.

Mas, ao perceber o descaso e a demora com o andamento da obra, se sente excluído de um benefício que é um direito garantido pela Constituição, o acesso à saúde pública.

“Lá no Posto de Saúde atual, não tem espaço, é tudo improvisado, e desde a primeira vez que eu vim aqui, o Posto é o mesmo. Ao ver essa obra, me sinto irritado. Por que já fomos no gabinete, recebemos promessas e até agora nada”, comenta.


Centro de Saúde da Família | Jardim do Lago

A situação no bairro Jardim do lago muito se assemelha a relatada anteriormente. Com o início das obras em setembro de 2016, a previsão de conclusão indicava 2017 como o ano para iniciar os atendimentos no local, mas até hoje, o que se encontra por lá, é apenas uma obra inacabada.

No espaço que já deveria estar finalizado há cerca de três anos, a estimativa é de que cerca de 6 mil pacientes serão atendidos, em uma área total de 508,72 m2, com 17 salas. Um investimento de R$ 894.344,92.

Atualmente, os pacientes são atendidos na em uma estrutura alugada pelo município para funcionamento da Unidade de Saúde e a prefeitura organiza e adequa as obras conforme os recursos.

Considerando a precariedade da situação, o vereador de Chapecó, Cleiton Fossá, que tem o papel propositivo e fiscalizador, cobra desde 2017 respostas da Prefeitura de Chapecó sobre o andamento das obras.

A exemplo do Requerimento nº 58/2017, que questiona o atraso e solicita justificativas plausíveis, acompanhadas de documentos comprobatórios em relação ao atraso.

Não resolvida a situação, mesmo após dois anos, em 2019, o parlamentar, buscou por meio de outros requerimentos, mais respostas e medidas que seriam adotadas para a resolução deste problema.

O Requerimento nº 264/2019, relatava sobre a precária estrutura na qual está funcionando atualmente o Centro de Saúde da Família Jardim do Lago, e quais seriam os encaminhamentos para a resolução.

Em outro documento, Fossá solicitou a presença de órgãos e autoridades responsáveis, como o Prefeito de Chapecó, a Secretária de Saúde do município, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e o Presidente do Conselho de Saúde do Bairro Santo Antônio para uma reunião de trabalho. Entretanto, quando apresentado na Câmara de Vereadores de Chapecó, o requerimento foi rejeitado pela base do governo.

Não conseguindo aprovação dos pedidos por meio da Câmara de Vereadores, em razão da maioria composta pela base governista votar contra, o parlamentar resolveu encaminhar diretamente de seu gabinete pedido de informações.

A Prefeitura de Chapecó apresentou alguns elementos de resposta e anunciou que foi solicitado ao Ministério da Saúde, à prorrogação de prazo para a conclusão da obra de construção do novo espaço do CSF Jardim do Lago, até 30/06/2020

Até o fechamento desta matéria, o calendário registra que o mês de junho de 2020 se encaminha para os seus últimos dias, e tanto a obra do Centro de Saúde da Família do Bairro Santo Antônio, como do Jardim do Lago, ainda não estão prontas.

Com isso, o vereador Cleiton Fossá, atuante em busca de soluções, demonstra indignação com a situação que atinge milhares de pessoas no município.

“A comunidade chapecoense sente na pele o descaso com o atraso dessas obras e de outras espalhadas no município. São três anos que a população desses bairros, estão privadas de receber atendimento gratuito, de qualidade em um espaço adequado”
, afirma. 

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Audiência Pública no intuito de apresentar a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, relativo ao 1º quadrimestre de 2020.

Na ocasião, com os questionamentos do vereador Cleiton Fossá, foi anunciado que as obras que não estão finalizadas, deverão ainda, demorar cerca de quatro ou cinco meses para a sua finalização. 

Confira detalhadamente como foi a participação de Cleiton Fossá na Audiência Pública de Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde.

 

>>> Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá -
  • Cleiton Fossá -

Veja também

Linhas de Crédito frente à pandemia do novo coronavírus12/05/20 A pandemia do novo coronavírus, aqui no Brasil impactou fortemente na área da economia. Com o isolamento social decretado, empresas fecharam as suas portas e os trabalhadores ficaram em casa. Em Santa Catarina, por exemplo, que são 785.147 pequenos negócios, destes 380.472 são micro e pequenas empresas e os demais são microempreendedores individuais, que sofrem com a......
Projeto aprovado das PPPs é um perigo, diz Fossá07/08/15 Chapecó - O projeto 68/15, que institui o programa de Parcerias Público-Privadas em Chapecó, foi aprovado pela maioria dos vereadores na sessão realizada quinta-feira (6). Embora eu seja favorável às PPPs, desde que busquem desenvolver regiões carentes de......
Nova matriz econômica: primeiro passo foi dado17/12/13 Chapecó - A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou ontem (16), em segunda votação, o Projeto de Lei ordinária 223/13, de origem do poder executivo, que muda dispositivos da Lei 6.476 de 15 de outubro de 2013. A iniciativa alterou a composição do Conselho de......

Voltar para NOTÍCIAS