Postado em 19 de Junho de 2020 às 14h34

Dia Nacional do Orgulho Autista é aprovado no Senado

Cleiton Fossá Nesta quinta-feira 18, o Senado aprovou o projeto de lei que institui o dia 18 de junho como o Dia Nacional do Orgulho Autista. A aprovação do projeto, foi realizada exatamente no mesmo dia que será celebrado a...

Nesta quinta-feira 18, o Senado aprovou o projeto de lei que institui o dia 18 de junho como o Dia Nacional do Orgulho Autista. A aprovação do projeto, foi realizada exatamente no mesmo dia que será celebrado a data.

A legislação têm o intuito de mostrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas condições e características especiais. Com isso, traz muitos desafios e recompensas aos seus familiares e à comunidade.

De acordo com pesquisas, há no Brasil, aproximadamente, 2 milhões de pessoas com autismo, e segundo as estimativas globais da ONU, 1% da população é autista, ou seja, 70 milhões de pessoas. Contudo, os dados são imprecisos, pela falta de informações, pesquisas e levantamentos.

O Dia do Orgulho Autista já é celebrado desde 2005, por ação de uma organização americana, intitulada “Aspies for Freedom”. Aqui no Brasil, o dia 18 de junho, tornou-se popular a cada ano para celebrar a data, agora, com a aprovação da legislação, está formalizado.

Outra celebração importante para os autistas é o 2 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela Lei 13.652, de 2018,

O projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.


Você sabe o que é autismo?

Segundo apontamentos da Agência Senado, o autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um deficit, em maior ou menor grau, em algumas áreas, com: interação social, comunicação e comportamento.

Sem causa definida, sabe-se que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

 

 

 

Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá 

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Projeto que regulamenta estágio não é aprovado30/06/14 Chapecó - A iniciativa de regulamentar a contratação de estagiários na rede pública municipal de ensino, principalmente na educação infantil, foi barrada pela base governista na Câmara de Vereadores de Chapecó. O projeto 040/14, de autoria do vereador Cleiton Fossá, foi rejeitada por maioria de votos na última semana. Após ter o parecer contrário derrubado, o projeto havia voltado a tramitar, mas acabou rejeitado em......
Cleiton Fossá reúne coletivo de mulheres19/02/18 Chapecó – Incentivar a participação das mulheres na política. Este foi o principal objetivo da reunião realizada na tarde de sábado, pelo vereador Cleiton Fossá, no bairro Santo Antônio. Com a......

Voltar para NOTÍCIAS