Nesta quinta-feira 18, o Senado aprovou o projeto de lei que institui o dia 18 de junho como o Dia Nacional do Orgulho Autista. A aprovação do projeto, foi realizada exatamente no mesmo dia que será celebrado a data.
A legislação têm o intuito de mostrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas condições e características especiais. Com isso, traz muitos desafios e recompensas aos seus familiares e à comunidade.
De acordo com pesquisas, há no Brasil, aproximadamente, 2 milhões de pessoas com autismo, e segundo as estimativas globais da ONU, 1% da população é autista, ou seja, 70 milhões de pessoas. Contudo, os dados são imprecisos, pela falta de informações, pesquisas e levantamentos.
O Dia do Orgulho Autista já é celebrado desde 2005, por ação de uma organização americana, intitulada “Aspies for Freedom”. Aqui no Brasil, o dia 18 de junho, tornou-se popular a cada ano para celebrar a data, agora, com a aprovação da legislação, está formalizado.
Outra celebração importante para os autistas é o 2 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela Lei 13.652, de 2018,
O projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
Você sabe o que é autismo?
Segundo apontamentos da Agência Senado, o autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um deficit, em maior ou menor grau, em algumas áreas, com: interação social, comunicação e comportamento.
Sem causa definida, sabe-se que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.
Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá