Postado em 17 de Abril de 2018 às 18h12

Estado, Administração e Desenvolvimento: Políticas públicas a serviço da sociedade

Cleiton Fossá Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da Revolução...

Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da Revolução Industrial na Europa, os centros urbanos tiveram crescimento significativo, acarretando para a classe trabalhadora uma série de situações que ressaltam problemas históricos, como a exploração e os baixos salários. Nas primeiras décadas do século XX, o retrocesso econômico e os problemas sociais combinados com a grande depressão de 1929 deu fim a crença que a economia de mercado poderia gerar as condições de equilíbrio social.

A partir dos anos de 1930 o Estado assume um novo papel, a promoção do desenvolvimento, tanto econômico como social. O Estado de Bem-Estar Social pode ser considerado uma resposta às consequências causadas pela economia de mercado. Nesta perspectiva, o Estado atua e corrige as falhas de mercado. Logo, promove desenvolvimento por meio de ações e serviços públicos.

A expansão das funções do Estado exige o aperfeiçoamento da administração pública. Da administração patrimonialista para a nova gestão de serviços públicos muitas reformas e contrarreformas foram se constituindo ao longo dos anos. À administração pública cabe, além de cumprir a legislação, atender com eficiência os interesses públicos de toda coletividade. Os problemas de nossa sociedade florescem e cada vez mais demandam respostas do poder público.

A solução de problemas sociais, bem como a proposição de iniciativas que visem à promoção da atividade econômica pode ser equacionada por meio de políticas públicas. Nas mais variadas formas, as políticas públicas significam a resposta do Estado em relação às pressões da sociedade em geral que buscam o enfrentamento de problemáticas que permeiam o ambiente em que esta sociedade está inserida.

As políticas públicas em síntese visam à melhoria de uma condição estabelecida. Como exemplos de políticas públicas podemos ressaltar as linhas de crédito do BNDES e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que implicam na nossa vida direta e indiretamente. O desenvolvimento na sua concepção moderna está diretamente relacionado à ideia de melhoria das condições de vida e permeia pelo menos quatro dimensões: I) econômica; II) social; III) institucional; IV) ambiental.

Desta maneira, é correto afirmar a expressiva importância do Estado, da administração pública e das políticas públicas no processo de desenvolvimento. O Estado enquanto instituição deve ocupar a função da promoção social sem se esquecer de seu papel na economia, inovação e geração de novas oportunidades, por sua deve estar a serviço de toda a sociedade, oportunizando liberdade e igualdade a todos!

Esta realidade não é diferente no âmbito municipal. A prefeitura de Chapecó, por exemplo, possui diversas responsabilidades com o cidadão. Entre estas responsabilidades pode-se citar a oferta de serviços de saúde, educação infantil, mobilidade urbana e habitação.

 

Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá e Juliano Luiz Fossá, doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Veja também

Vereador Fossá denuncia 'farra'com o dinheiro público em Chapecó17/05/16 Chapecó - Sempre atento na fiscalização das ações e sobre assuntos referentes ao poder executivo de Chapecó, o vereador Cleiton Fossá já tratou sobre vários temas envolvendo questões políticas e administrativas no município durante este mês de maio. Todos os pontos foram abordados e discutidos na Câmara de Vereadores. O primeiro ponto abordado foi a prisão de dois empresários do ramo de máquinas, na Operação......
Violência Financeira contra o Idoso23/03/22 O Brasil, em 2025, será o sexto país com maior população idosa do planeta, com 34 milhões de pessoas acima de 60 anos, de acordo com as projeções feitas pelo IBGE. Tal contexto reforça a......

Voltar para NOTÍCIAS