Postado em 30 de Março de 2020 às 14h41

Estiagem afeta distribuição de água em Chapecó

Cleiton Fossá        Desde de 29 de janeiro deste ano o município de Chapecó está em situação de emergência por conta da estiagem. Foi declarada tal situação nas...

       Desde de 29 de janeiro deste ano o município de Chapecó está em situação de emergência por conta da estiagem. Foi declarada tal situação nas áreas do Município afetadas por Estiagem, através do Decreto 38.345, de 29 de janeiro de 2020. No mês de março, choveu apenas 20% do previsto. Com a falta de chuvas, a principal fonte de abastecimento de água da população, o Lajeado São José, se encontra com nível do rio próximo de 10%, situação que não era vista há 10 anos.

       Além disso, estima-se que neste período de quarentena em prevenção ao novo coronavírus, o consumo de água aumentou 30%. No entanto, medidas já estão sendo tomadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) para trabalhar esta questão.

       Para aumentar a capacidade de captação de água do São José, a CASAN já inseriu duas bombas flutuantes e está instalando novos equipamentos para auxiliar neste processo. Outras ações também foram tomadas para melhor distribuição.

       Na área urbana, iniciou neste domingo (29) a programação de abastecimento de água que irá seguir para nos próximos dias. Nos bairros Engenho Braun, Jardins, São Cristóvão, Boa Vista, Bom Pastor, Paraíso, São Pedro, Bela Vista, Líder, Vila Real, Esplanada, Monte Belo e Santa Maria serão abastecidos no início da noite. Nos demais bairros, a distribuição será durante o dia, mas com intermitência entre à noite e a madrugada. Já no perímetro rural, nos últimos dias caminhões-pipa têm feito rodízio para abastecer as localidades. Na manhã da última sexta-feira (27) dois veículos abasteceram 15 comunidades de Chapecó.

Portanto, diante desta situação, os cidadãos também têm responsabilidade. Nesse sentido, a CASAN faz os seguintes pedidos a população:

  • Evitar de lavar casas, pátios, calçadas e hall de prédios.
  • Não utilizar a mangueira para lavar os espaços e carros.
  • Ao lavar louças ou escovar os dentes, buscar fechar a torneira.
  • Tente recolher as roupas sujas até encher a máquina de lavar antes de acioná-la, pois uma lavagem, em média pode consumir até 160 litros de água.
  • Evite banhos demorados. O chuveiro consome muita água e energia elétrica.
  • Reaproveite a água do banho e da máquina de lavar para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e também para dar a descarga.
  • Cuidado com os vazamentos nos canos.
  • Cozinhar com menos água. 

       O uso consciente da água neste momento é de extrema importância e se cada um fizer sua parte, iremos unir esforços e assim amenizar a situação. Pense nisso e não se esqueça: Estamos juntos!

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá
Foto: Vinicius Farfus


  • Cleiton Fossá -

Veja também

Fossá recebe informações sobre a Guarda Municipal19/05/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá, que preside a Comissão de Segurança Pública e Cidadania da Câmara de Chapecó, comemorou o envio, por parte do governo municipal, do cronograma de realização das próximas fases do concurso da Guarda Municipal. O ofício foi encaminhado nesta segunda-feira (19) à Câmara de Vereadores pela Diretoria de Gestão Administrativa da prefeitura. Conforme Fossá, o concurso público foi......
"88 anos já é metade da vida", Osvaldo Maffissoni.29/08/19         Nos dias frios de agosto não poupou fogão a lenha. Foi assim, com a cozinha quentinha, que Osvaldo Maffissoni contou sua história. E quanta história! Nascido quatro de maio de 1931, no município......

Voltar para NOTÍCIAS