Nossos ancestrais descobriram há cerca de 6 mil anos, que é preciso basicamente de farinha, água e sal, para fazer um belo pão. A receita segue intacta até hoje.
Relatos históricos, contam que os primeiros pães foram produzidos a base de farinha de trigo dura e seca. Já o processo de fermentação, veio bem depois.
O alimento, herança de milhares de anos atrás, é cultuado como “o pão nosso de cada dia” por muitas religiões. Além disso, é uma fonte de carboidratos, importante para fornecer energia para nosso organismo.
Italiano, francês, alemão, árabe ou português, o pão rodou o mundo e se enraizou na maioria das culturas. Os países desenvolveram, aprimoraram e modificaram suas receitas considerando seus aspectos individuais:
Ingredientes, hábitos, cultura e clima.
No Brasil, existe também uma variedade de pães, inclusive os feito em casa. Os pães caseiros podem são produzidos com fermentos químicos ou fermento natural.
O famoso levain (fermento em francês), conhecido também como: massa madre, massa lêveda, lievito naturale ou sourdough starter, é um fermento natural, feito em casa, a partir da mistura de água e farinha.
É só misturar farinha de trigo com água e, na maior parte do tempo, deixar a natureza agir, para que assim, os microrganismos necessários reproduzam.
Como fazer
Ingredientes e materiais
- Farinha de trigo comum
- Água mineral ou filtrada e fervida
- Pote de vidro com tampa
- Vasilha com tampa
Preparo
O primeiro passo é misturar farinha com água e fazer uma bolinha, não muito grande, que caiba na sua mão.
Adicione essa bolinha em um pote de vidro com água limpa. Depois, tampe bem o pote, e guarde-o fora da geladeira. Deixe descansando até o dia seguinte.
Nos próximos cinco dias, faça esse procedimento: coloque farinha em um prato e passe na farinha a bolinha que estava no pote de água. Troque a água do pote e deixe a bolinha novamente no pote até o próximo dia.
No sexto dia, coloque em uma vasilha a bolinha com 80 ml de água (metade água limpa, metade água do vidro), 100g de farinha de trigo sem fermento e misture. Tampe a vasilha e deixe descansar até o outro dia.
Passados 24 horas, reforme novamente o fermento, misture 80 ml de água limpa e 100g de farinha. Mexa com uma colher, tampe e espere até o dia seguinte.
O levain estará pronto para ser usado.
Com o fermento pronto você pode fazer a receita de pão de sua preferência. E o fermento que não for usado na receita, deve ser guardado na geladeira em um pote bem fechado e vai utilizando conforme necessário.
Aqui no site você sempre estará bem informado. E se você quiser entrar em contato conosco, pode chamar através do WhatsApp, ou pelas redes sociais Facebook e Instagram.
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá